Menu

Nome da escola

E.E. José Geraldo Vieira

Nome do diretor

Teder Roberto Sacoman

Nome do coordenador

Carina de Santana Silva Lopes

Tipo de projeto

Projeto

Objetivo

O projeto “Alimentação Saudável” teve como objetivo conhecer quais são os hábitos alimentares dos alunos e seus familiares e desenvolver consciência de como se alimentar melhor. Relacionar a boa alimentação com qualidade de vida e um corpo saudável.  

 

 

 

Justificativa

Alimentar-se de forma saudável e equilibrada é essencial para garantir qualidade de vida. Para isso, é necessário compreender que a alimentação vem de encontro à um corpo saudável e, portanto, um sistema imunológico ativo.

Os alimentos nos fornecem além de energia, o bem-estar geral. Por meio de uma boa alimentação é possível prevenir e combater doenças, manter o peso corporal saudável e ter um bom desenvolvimento físico.

Há a necessidade de desenvolver hábitos saudáveis nos alunos da escola e para isso devemos estimulá-los por meio de atividades que tragam consciência de melhores hábitos alimentares.

Data de realização

28 de maio de 2021

Organização

Professores Carmen Cinira Teixeira, Mirailton dos Santos e Valquiria Fornarolli, coordenadora Vanda Marina de Cássia Correa e grupo gestor.

Público

Alunos, Professores e Comunidade escolar

Participantes

532

Sobre a prática

Em um primeiro momento realizamos uma reunião via Google Meet com os alunos da escola de todas as séries. Nessa reunião elencamos os objetivos do Projeto Alimentação Saudável. Elaboramos junto aos alunos, um formulário no Google Forms, onde foram elaboradas 5 questões sobre hábitos alimentares, como se insere vegetais no cotidiano, se é comum comer industrializados e se lêem rótulos nutricionais. Tomamos o cuidado de realizar as perguntas separadamente entre os alunos e os adultos.

Alunos e professores enviaram fotos de suas refeições com as quais foi montado um painel.

Familiares, amigos, professores e alunos fizeram relatos do que, para eles, era uma alimentação saudável e com esses relatos, os alunos fizeram um vídeo.

Em um segundo encontro via Meet, alunos e professores envolvidos no projeto analisaram e discutiram os resultados apresentados no formulário feito no Google Form.

A aluna Hellen da 2ª série fez um vídeo explicando o projeto e relatando os resultados obtidos na pesquisa realizada pelo formulário Google Forms.

Concluímos que esse trabalho nos trouxe a oportunidade de trazer aos alunos mais consciência e momentos de reflexão em relação a sua maneira de se alimentar e cuidar da saúde. Esse projeto também nos trouxe uma maior proximidade entre alunos e professores propiciando um momento de descontração e aprendizado.

PDF