Menu

Interatividade nas aulas On-line

Nome da escola

E.E. José Geraldo Vieira

Nome do diretor

Teder Roberto Sacoman

Nome do coordenador

Carina de Santana Silva Lopes

Tipo de projeto

Ensino Híbrido

Objetivo

Propiciar dinamismos e interatividade dos alunos de forma Síncrona / colaborativa, no desenvolvimento e registro das atividades nas aulas on-line; em conformidade com a 5ª. Habilidade Geral da BNCC:

Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.”

Justificativa

O uso de ferramentas digitais permite interatividade e dinamismos virtualmente. Com objetivo de incorporar estes potenciais nas aulas on-line adotamos o uso da ferramenta da Google “Jamboad”. Desta forma o aluno expressa o entendimento também na forma escrita e ou ilustrada e permitindo a mediação do professor em tempo real, convertendo em troca e disseminação do conhecimento.

Data de realização

30 de abril de 2021

Organização

Professora de Matemática e Tecnologia da Informação: Maria Ivanilda Fernandes Nascimento

Público

alunos

Participantes

465

Sobre a prática

A ferramenta Jamboard assemelha-se a uma lousa digital onde através de um link que é distribuído aos alunos permite que os participantes da aula possam registrar na forma escrita ou ilustrativa o desenvolvimento da atividade. A ferramenta pode ser utilizada em conjunto com o Meet e Classroom tornando o processo robusto e amigável.

Algumas estratégias diferenciadas podem ser aplicadas na utilização do Jamboard, sendo que cada uma, atende a intencionalidade especifica da atividade, exemplos:

  • Síncrona / colaborativa: Todos os participantes fazem o registro no mesmo “Frame”, permitindo que todos visualizem os conteúdos registrados. Este modelo tem sido bastante utilizado nas aulas de tecnologia onde os alunos fazem o registro das suas reflexões com base no conteúdo da aula e depois discutem.
  • Síncrona / individualizada: Este modelo permite ao professor fazer demonstrações de cálculos ou registrar tópicos, construir mapas enquanto faz a exposição do conteúdo tornando a aula visual, contribuindo para o entendimento. Após o aluno pode exercitar o aprendizado fazendo o registro e desenvolvimento da atividade individualmente enquanto o professor pode navegar entre os Jamboard de cada aluno observando e interagindo, como se estivesse presencialmente circulando na sala.  Esta estratégia tem sido aplicada nas aulas de matemática principalmente porque elimina a dificuldade de utilizar símbolos matemáticos uma vez que o registro é feito através de um recurso que se assemelha a escrita manual.
  • Síncrona / Individualizada / compartilhada: Cada aluno faz o seu registro em um “frame”, porém todos navegam entre os “frames” dos colegas, permitindo a comparação / troca de reflexões, semelhante a uma roda de conversa.

PDF