Menu

“Atividade Física: Pouco Vale Muito!”.

Nome da escola

E.E. José Geraldo Vieira

Nome do diretor

Teder Roberto Sacoman

Nome do coordenador

Carina de Santana Silva Lopes

Tipo de projeto

Desafio.

Objetivo

De acordo com o documento ““Manifesto Internacional para a Promoção da Atividade Física no PósCOVID-19”, destaca-se os seguintes objetivos com o olhar para a comunidade escolar: 1. Focar no aumento dos estímulos e das oportunidades para o exercício de uma vida mais ativa no contexto da escola. Na retomada das atividades presenciais, será necessária uma profunda revisão do ambiente escolar, transformando-o em um polo promotor da atividade física combinado com a redução do comportamento sedentário, promovendo, dessa forma, a saúde ao longo da vida. 2. Buscar estratégias inovadoras para que as pessoas pratiquem suas atividades físicas em casa e nos ambientes abertos, respeitando-se todas as recomendações sanitárias de cada região, especialmente quando em locais fechados. 3. Incentivar o uso dos meios digitais para disseminar estratégias, recursos, modos e exemplos na promoção da atividade física e redução de comportamento sedentário, no sentido de levar as pessoas à adoção de um estilo de vida mais ativo e saudável.”

Justificativa

Segundo “Manifesto Internacional para a Promoção da Atividade Física no Pós-COVID-19: ... Urgência de uma chamada para a ação o isolamento físico decorrente das medidas sanitárias veio agravar o nível de sedentarismo mundial, motivando importantes pesquisadores e instituições, nacionais e internacionais, a chamarem a atenção para a necessidade de se promover a atividade física durante a pandemia” Ainda segundo o documento “A atividade física é um comportamento presente nas diversas dimensões da existência humana, devendo ser considerada como fundamental para a qualidade de vida em todas as faixas etárias. A alta prevalência de inatividade física traz consequências para a saúde individual e coletiva, com significativo impacto econômico e social. Para que todo o potencial da prática de atividade física seja alcançado, sua promoção, aliada à proposta de redução do comportamento sedentário, devem ser encaradas como um desafio de todos, principalmente em tempos de redução das oportunidades de prática, como na atual pandemia da COVID-19. Nunca os determinantes sociais da saúde e da qualidade de vida precisaram ser enfrentados de maneira tão ampla e urgente, com especial destaque a outro fator fundamental nas relações humanas e no combate às desigualdades e à intolerância: a solidariedade entre as pessoas, comunidades, cidades e nações.

Data de realização

05 de abril de 2021

Organização

Mirailton dos Santos

Simone Techima

Público

Alunos.

Participantes

40

Sobre a prática

Durante a semana do dia mundial da atividade física o Professor Mirailton Dos santos Alves desenvolveu e enfatizou com suas classes, o desafio “Atividade Física: Pouco Vale Muito!” Provocando o interesse em fazer a ação bem como usar os meios digitais para disseminação das práticas. Sendo assim os alunos desenvolveram atividades físicas no contexto de seus lares com a família ou sozinhos praticando algum tipo de atividade física, criando pequenos vídeos para apreciação.

PDF